Terça-feira, 23 de Maio de 2023 | Horário: 17:25

Semana Municipal do Brincar oferece diversas atividades gratuitas em todas as regiões da cidade

Programação ocorre até 28 de maio, com o intuito de reforçar a importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil

A Prefeitura de São Paulo promove, até 28 de maio, a Semana Municipal do Brincar com o tema “A Natureza no Brincar” e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa promovendo a saúde física e mental da população infantil e seu desenvolvimento. A ação, que é intersecretarial, tem por objetivo reunir as crianças e seus responsáveis para participar de diversas atividades espalhadas por todas as regiões do município. A temática é muito importante e pertinente, uma vez que o brincar livre é como a criança se relaciona com a natureza e constrói uma relação de respeito com ela e de sustentabilidade ambiental.

A programação ocorre em espaços públicos como bibliotecas, Centros Educacionais Unificados (CEUs) e parques municipais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com profissionais dedicados ao trabalho lúdico, já que ter acesso a brincadeiras durante o período de internação pode contribuir na recuperação das crianças.

Entre as atividades oferecidas gratuitamente estão: gincanas, contações de histórias e atividades esportivas, entre outros eventos de acordo com a região.

A iniciativa, que está alinhada com a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, faz parte do calendário oficial da cidade e estimula o ato de brincar como parte essencial no desenvolvimento dos pequenos, pois auxilia na formação e socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

A maioria das atividades não necessita de inscrição prévia. Para participar, basta consultar as informações e ir até o local.

Confira a programação por região abaixo:

Zona Sul
Jogo recreativo no campo do C.E. Vila Guarani
Quando: 24 de maio das 14h às 17h30.
Onde: C. E. Vila Guarani. R. Lussanriva, 178 (Jabaquara).

Atividade lúdica alimentação e saúde bucal no Parque Paraisópolis
Quando: 25 de maio, das 14h às 16h
Onde: Parque Paraisópolis - Rua Silveira Sampaio, 720 (Campo Limpo).

Gincana Exploração da natureza, da fauna e flora do parque + Vivência de escoteiros no Parque Severo Gomes
Quando: 27 de maio, às 11h
11h - Gincana Exploração da natureza, da fauna e flora do parque (polinização com garrafas PETS).
14h - Grupo de Escoteiros de Santo Amaro - Vivência de escoteiros com atividades diversas.
Onde: Parque Severo Gomes – R. Pires de Oliveira, 356 - Granja Julieta - SP (Santo Amaro).

Zona Leste
Cortejo e Brincadeiras Culturais na Biblioteca Gilberto Freyre
Quando: 24 de maio das 14h às 15h.
Onde: Biblioteca Gilberto Freyre. Rua José Joaquim, 290 (Sapopemba).

Circuito de obstáculos com pega-pega gelo e estafetas + Atividade musical, estátua e dança conforme a música no Centro Esportivo São Mateus
Quando: 25 de maio
8h30 às 09h30 - Circuito de obstáculos. Pega pega gelo e estafetas.
10h15 - Atividade musical, estátua e dança conforme a música.
Onde: C.E. São Mateus. Av. Satélite, 756 (São Mateus).

Zona Oeste
Futebol de rua no Centro Esportivo Lapa
Quando: 24 e 25 de maio, das 14h30 às 15h30.
Onde: C.E Lapa. R: Belmonte 957 (Lapa).

Oficina toda forma de reciclar nos parques Raposo Tavares e Chácara do Jockey
Nessa atividade, você poderá confeccionar brinquedos com materiais recicláveis!
Quando: 26, 27 e 28 de maio com duas turmas por dia, em dois períodos: manhã (a partir das 11h) e tarde (a partir das 15h).
Onde: A mesma programação acontecerá em dois parques do Butantã: Parque Chácara do Jockey. Av. Prof. Francisco Morato, 5300 (Butantã) e Parque Raposo Tavares. Rua Telmo Coelho Filho, 200 (Butantã).

Zona Norte
Caça ao Tesouro no Parque Lions Tucuruvi
Quando: 26 de maio a partir das 14h.
Onde: Parque Lions Tucuruvi. R. Alcindo Bueno de Assis, 500 (Santana/Tucuruvi).

Zona Central
Oficina para crianças no Parque Buenos Aires
Quando: 27 de maio a partir das 15h.
Onde: Parque Buenos Aires - Av. Angélica, 1500 - Higienópolis (Sé).

Pintura facial e atividades recreativas no projeto Ruas de Lazer
Quando: 28 de maio, em dois horários: manhã (das 10h30 às 12h) e tarde (das 14h às 16h).
Onde: Rua Maria José - entre a rua Fortaleza e rua Conselheiro Carrão (Sé).
 Acesse a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2023 clicando aqui